Postado por Daniel Canicio
Pensamentos
Pensamentos
Quantas almas voce ja ganhou?
Em sua maioria, esses gladiadores anônimos da verborreia teológica usam sempre a mesma arma: comparação! "Quantas almas vocês já ganharam?" É como se o reino de Deus fosse reduzido às estratégias de marketing das grandes empresas: quem ganha mais é quem produz mais! Esse evangelicalismo da produtividade confunde o reino com uma competição barata, onde os mais aptos (a velha lei do mais forte) sempre vencem.
"Por que, ao invés de criticar, vocês não evangelizam?" Simples, porque não é qualquer tipo de pregação que pode ser, de fato, evangelização. Evangelizar não é pregar uma teologia (seja ela qual for), mas o puro e simples Evangelho da Graça. Nesse Evangelho da Graça, é a essência que conta, não a evidência. É o miolo, não a casca. É a Graça, não a Lei. O que Jesus mais fez em sua estadia por aqui foi CRITICAR pesadamente os fariseus e sua teologia do "eu faço mais do que você".
Esses dias eu estava em visita a igreja de um pastor, amigo de longa data, e havia um convidado que estaria pregando naquela oportunidade. A mensagem discorria normalmente até o instante em que o pregador pediu para que os obreiros se colocassem de pé, todos se levantaram e veio a seguinte pergunta: "quantas almas voces ganharam pra Jesus?". Como ´pra tudo nesta vida há significados de duplo sentido, eu percebi que o silencio que tomou o ambiente só dizia uma coisa; humilhaçao. Talvez voce diga, porque humilhaçao?, eu estava lá e vi no rosto do pregador um semblante de superioridade por haver ganhado mais almas do que os que ali estavam, humilhando assim publicamente os obreiros da igreja. Estamos sendo medidos? Jesus nao nos deixou um legado de competiçao, quem ganhar mais almas na terra será considerado melhor evangelista, pregador, pastor... naaaaaaaaoo.
Ele disse claramente pra irmos pelo mundo pregando o evangelho a toda criatura, sem recompensa, sem melhores condiçoes. O que eu vejo sao homens e mulheres ajuntando pra si os méritos por terem ganhado tantas almas, por terem pregado (o evangelho que nao é deles) por nao sei quantos países, por gravarem mais um cd, por passarem mais tempo ou ir mais vezes no monte, aliás vejo muitos que fazem questao de dizer nos pulpitos que oram por mais de uma hora, o que ganham com isto? serem melhores do que os que oram trinta minutos?, é o ser humano medindo o próprio ser humano.
Pregadores que cobram horrores das igrejas para pregarem por uma ou duas noites, só porque pregaram no GIDEOES, ou tem um curriculo invejável de viagens à Europa, e ainda se gabam como se o crédito disso tudo pertencesse realmente a eles. Somos vasos e vasos de barro...
Pr Carlos Eduardo
22/janeiro/11
TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
Esse texto é um desabafo! Falarei sobre algo que tem me chateado muito nas Igrejas modernas, que é a Teologia da Prosperidade.
A Teologia da Prosperidade tem corroído e matado mais pessoas do que a maioria das heresias pregadas no meio cristão juntas. Esse tipo de teologia (se é que se pode chamar teologia) é responsável pela maior parte das apostasias, quando pregadores profetizam promessas que Jesus nunca fez ao povo, e por tais promessas não se cumprirem a fé de muitos é minada, pois associam como se o próprio DEUS tivesse falhado.
Os Pregadores da Prosperidade utilizam passagens fora do seu contexto original para fortalecerem suas pregações totalmente egocêntricas e cheias de retórica. A Igreja Moderna tem se preocupado muito mais em preparar o seu povo para viver uma vida aqui na terra do que a incentivá-los olhar para a eternidade. E ela tem estado cada vez melhor nisso com um evangelho egocêntrico e psicológico baseado totalmente em emoções e sabedoria humana, muito diferente do que a Igreja Primitiva pregava. (cf. 1 Co 2:1-5)
Acerca de 2000 anos atrás, quando a Igreja de Cristo estava se expandindo, os apóstolos se preocupavam em preparar as pessoas para a volta de Cristo. Já hoje, a Igreja moderna se preocupa em você ser prospero financeiramente e ter uma vida confortável.
"É evidente que a forma como alguém compartilha o evangelho está intimamente ligada à forma como essa pessoa entende o evangelho."
Será que a Igreja moderna não entendeu o evangelho? Será que os cristão modernos não entenderam a mensagem da cruz? Onde está a mensagem da cruz em nossas Igrejas? Por que não se prega mais arrependimento? Por que na Igreja atualmente só se é pregado bênçãos financeiras e todo tipo de coisas terrenas?
Será que temos vivido um Paganismo disfarçado de Cristianismo onde buscamos as bênçãos mais do que o abençoador?
Existe a Igreja de Jesus que foi estabelecida por Deus para exalar o Seu bom perfume e vive olhando para a eternidade. Existem as empresas da fé que pregam somente aquilo que é terreno. Isto é obra do Diabo!
Eu só não me desesperei até hoje porque a Bíblia nos avisou que isso aconteceria, Jesus falou sobre isso não apenas uma vez, mas duas. (Mt 7:15-20 ; 24:10-11)
Paulo (2 Tm 4:3-4), Pedro (2 Pe 2:1) e João (1 Jo 4:1) também falaram que isso aconteceria!
Faço um apelo a todos os meus irmãos cristãos a ser como os de Beréia, examinando e meditando em cada palavra, cada pregação, cada sermão a luz das escrituras dentro de seu verdadeiro contexto para ver se as coisas realmente são da forma que estão sendo colocadas. (Atos 17:11)
O primeiro pregador da prosperidade foi Satanás quando ofereceu os Reinos a Jesus e o último será o Anticristo. O que estiver entre eles eu rejeito!
(Lc 8:14 ; 14:33 ; 18:25 ; Mt 6:19-21 ; 1 Tm 6:6-10 ; 6:17-19.)
Lembre-se disso: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens." (1 Co 15:19)
Prossigamos olhando para a Cristo, nos preparando para a sua volta, rumo a eternidade, pois como já dizia C.S Lewis, Tudo que não é eterno é eternamente inútil!
Lembrando que Deus não nos prometeu uma vida melhor, prometeu nos fazer pessoas melhores, semelhantes ao Seu Filho. Oh Jesus, que eu e minha insignificância sejamos a cada dia moldados tendo o caráter cada vez mais próximo do Seu. Que o Senhor segure a minha mão, pois se Eu segurar a sua, em minhas fraquezas e limitações posso acabar soltando-a, mas se o Senhor segurar a minha mão, o Senhor nunca a soltará, porque o Senhor é comigo!
Esse é meu desabafo!
Que diminuamos a cada dia e que o Senhor Jesus cresça em nós, nos dando cada vez mais discernimento e entendimento de sua palavra.
Que Ele seja engrandecido e glorificado na sua verdadeira essência e simplicidade!
NEle, que Reina para todo o sempre!






